domingo, janeiro 16, 2011

Nosso Direito
Direito Constitucional – Entendendo a PEC.


O que é a Constituição Federal?

De forma simples podemos dizer que é a lei maior de um país. É nela que esta descrita a forma de governo, o modo como o Estado (no sentido de nação) se organiza, os direitos coletivos e individuais, e muitas outras estruturas necessárias à organização do pais?

Pode a Constituição ser alterada?

Com a evolução da sociedade são necessárias alterações na constituição, que por ser uma lei especial, tem uma forma especial para ser alterada, e mesmo assim nem tudo pode ser alterado, como por exemplo, as chamadas cláusulas pétreas, das quais podemos citar o voto direto. Para se alterar a Constituição, necessário se faz a proposição de uma Proposta de Emenda à Constituição.

O que é uma PEC – Proposta de Emenda à Constituição?

É um “projeto de lei” proposto pelo mínimo de 1/3 de Deputados ou Senadores, pelo Presidente da República ou de mais da metade das Assembléias Legislativas dos Estados da Federação, que visa a modificar a Constituição Federal. Para ser aprovada deve seguir um rigoroso processo de votação em dois turnos na Câmara e no Senado, sendo que depois de aprovada é remetida à promulgação das mesas da Câmara e do Senado.

O que aconteceu com a PEC 20/08?

Como manda o rito, aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados foi a PEC 20/08 (conhecida como PEC dos Vereadores) enviada ao Senado para votação em dois turnos, o que pelas regras regimentais do Senado deveria demorar uns 8 dias, mas devido a uma “benéfica interpretação” do regimento interno do Casa, foram sucedendo-se sessões a cada 10 ou 15 minutos, o que acabou  por dar legitimidade para os dois turnos, podendo assim ser a PEC 20/08 aprovada por volta de 02:30 da madrugada do dia 18. Ocorre que como houve uma alteração na PEC por parte do Senado, a Câmara dos Deputados se negou a promulgar a PEC, pois que pelo regimento interno desta casa, ela obrigatoriamente deveria apreciar a PEC novamente, e portanto não poderia promulgá-la.

Conclusão:

Caso os leitores desejem entender como o jogo político influencia a formação das leis e principalmente como foi feita a Constituição Federal de 1988, recomendo à leitura o livro Código da Vida, do Jurista Saulo Ramos. Que cada um tire suas próprias conclusões, como tirei as minhas.

Nenhum comentário: